“MANDALÓTUS”

Artes Visuais, Beleza, Design, Estilo de Vida, Filosofia de vida, Inspirações, Natureza, Tattoo

O que você sente quando olha para esta ilustra?

Ilustração criada por Aline Coill. É proibido copiar ou reproduzir.

É uma poesia visual.✨ Eu sinto uma mistura tão homogênea de sensações, que para decifrá-la, preciso contemplar e notar cada detalhe, como quem degusta vinho aos mínimos tons, aromas e sabores. Não que a ilustra exige isso, mas que ela e você merecem esta conexão. Então, recomendo que faça do mesmo jeito… C O N T E M P L E …🌻

A forma e ação da estrutura, fala de plenitude. Já os detalhes demonstram renovação. Quer saber como? Vem comigo!!

Ela foi criada em plena lua cheia 🌕 , alguns dias antes de escrever este post. O ciclo lunar do nascimento desta mandalótus (fusão entre mandala e flor de lótus), fala muito sobre o que ela significa.

A fase de lua cheia é a plenitude de todo o ciclo lunar. O formato da ilustra também é completo, é uma flor desabrochada ao seu extremo, mas singelo e naturalmente fluído. O movimento das pétalas possui um flow rendido à perfeição. Acompanhar o movimento dessa ilustra, é como fazer parte de uma dança de sensações. Chega a ser possível sentir endorfina nas veias, sentindo o movimento das pétalas.

Temos como ideia de plenitude, alcançar o auge da vida. Mas seria muito raso se ancorar neste significado cultural. Plenitude é felicidade, e felicidade é um estado emocional que nasce da gratidão. Não falo da felicidade rasa, que é feita de posses e ostentação, mas aquela em que a vida é percebida, e feita de pura presença.✨🙌🏼✨

A sincronia entre as pétalas, fala de harmonia em todos áreas da vida. Veja que todas fazem o mesmo movimento sincronizados e cada uma no seu devido lugar… é prazeroso, não é?🥰

Ok, mas tem outra coisa com presença também marcante… as pétalas internas, aquelas que estão adornadas e que nascem das pétalas abaoladas. Sabe o que as tornam especiais? Elas poderiam ser simples, o que já é lindo, mas são pétalas tatuadas… isso mesmo. Elas são a representação da nossa alma, que é tatuada de histórias, momentos e emoções fortes o suficientes para nos marcar pela eternidade. Pois sim, as nossas experiências nunca serão apagadas da história e muito menos da nossa alma. A mandala que somos hoje, é a soma de inúmeros episódios, que foram registrados até nos átomos deste universo. Quer queira, quer não, temos a alma mais tatuada que pelagem de cheetah… rsrs e lembre, sempre terá espaço para mais.

Agora quero falar como essa mandala trabalha. Para isso, vamos bater outro papo… é o seguinte… não é papo holístico e sim uma pincelada de neurociências. 🧠

O que ocorre é que o seu encéfalo (cérebro), assim como qualquer outro que esteja com a saúde em dia, é um receptor e decodificador de todas as leis da natureza, inclusive as que ainda desconhecemos. Ele reconhece padrões naturais impecavelmente, sem se render aos padrões culturais, criados pelo homem. Não falo que os culturais, ficam anulados, mas que os padrões naturais sempre irão funcionar independente do conceitos que você já tenha formado.

🌎 O padrão natural é regido por leis naturais, como fractais, fibonacci, matemática, leis físicas, químicas, biológicas, atômicas e etc… Estas, o homem não muda e não altera a forma como o encéfalo reconhece cada lei. No máximo aqueles que souberem manipulá-las, poderão usá-las à seu favor ou para o desfavor alheio.

🤷🏻‍♀️🤷🏻‍♂️O padrão cultural é todo aquele criado pelo homem, e enraizado socialmente ao longo da história de um grupo local ou global. Neste padrão estão os gostos pessoais, os padrões de beleza sociais, os conceitos e outras características determinada por pessoas.

E como tudo isso acontece? Mesmo com o padrão natural, e devido ao padrão cultural, mas também as experiência individual de vida que cada um tem, a mesma ilustra pode ser interpretada de formas diferentes entre duas pessoas ou mais. Porém, estas pessoas não ficam isentas dos efeitos neurobiológicos, causados pela leituras cerebral aos estímulos visuais.

Isso acontece, porque o cérebro tem suas próprias vias de identificar linhas, formas, e proporções. E quanto mais perfeitas forem estes pontos identificados, mais equilíbrio haverá na resposta neural. Ou quanto mais harmônica for a relação entre um ponto e outro, melhor será a resposta neural. A resposta é registrada inconscientemente e pode ser também consciente, dependendo do quanto você se conhece e o seu grau de envolvimento com o estímulo visual.

Quando a ilustra observada, possui uma anatomia harmônica entre os padrões cerebrais de leitura visual👁, o sistema neural responde com emissões sadias e níveis equilibrados de neurotransmissores e também dos hormônios responsáveis pelas suas emoções. Daí, vem as sensações de bem estar e agradabilidade.

É importante você saber, que além de toda essa resposta natural aos padrões naturais, adicionamos nossas memórias e conceitos formados como cargas dos padrões culturais. Então, além da reação natural, você terá a sua reação cultural.

Superficialmente, é assim que a ilustra e o cérebro interagem entre si. E no caso da mandala, ela nos atrai com sua forma e detalhes, em seguida nos coloca em contemplação, e normalmente nos deixamos levar não só pelo mistério da composição, mas por uma sensação agradável de se envolver com toda a anatomia da mandala. ✨🌕✨

Para finalizar, não podemos esquecer do significado da flor de lótus. A beleza, a pureza do corpo e da mente, e a purificação também espiritual se relacionam com a plenitude e felicidade, que tanto falei acima. 🌸🙏🏼🌸 Então imagina, se deixar envolver por uma imagem que só tem o melhor à oferecer, e que só pode extrair o melhor de você?

Esta ilustra não estará no site, mas se desejar adquirir ou tatuar, entra em contato comigo: alinecoilltattoo@gmail.com

Love
Aline Coill

Deixe um comentário