CICATRIZES E MARCAS

Beleza, Estilo de Vida, Filosofia de vida, Inspirações, Jewelry Tattoo, Life Style, Natureza, Tattoo
Fotografia por Aline Coill

Se nada nessa vida é acontece por acaso, qual é o propósito de uma cicatriz ou de uma marca?

Geralmente as cicatrizes são associadas à eventos negativos ou traumas, o que gera baixa autoestima e outros problemas emocionais além dos estéticos. Esta associação acontece, pois a maioria das pessoas em sã consciência, não buscam criar cicatrizes , nem mesmo as emocionais. Já uma tatuagem, é uma cicatriz voluntária. E este fato, faz com que associemos à algo bom. Entende que tatuagem e cicatriz são a mesma coisa? E o que as diferenciam, além da estética, é o que elas significam?

E o sentido contrário seria possível? Então te pergunto: E se alguém tatuasse algo sob tortura ou sem seu consentimento… tatuagem ainda seria algo bom? Não neh?

É possível ressignificar uma cicatriz, seja ela tattoo ou só marca de um trauma na pele? Para isso, eu tenho um algo para compartilhar e falar ainda mais por experiência. Desde meus 13 anos de idade, convivo com Escoliose (coluna em forma de S), e preciso fazer a cirurgia… emocionalmente, estou te falando aqui de anos de trauma, de privação, de bullying, e outras situações que já me marcaram e atravessou a alma. Fisicamente, estou falando de uma cicatriz, que nascerá do pescoço à lombar.

No começo, eu tinha horror em pensar em ganhar uma cicatriz desse tamanho. Hoje, depois de tanto o que já fui marcada na alma, uma cicatriz dessa é só uma marquinha. E quando eu fizer a cirurgia, essa cicatriz será o troféu que vou carregar na pele. Um troféu, que não representa as privações e tudo o que deixei de viver, mas que representa todo o caminho até conquistá-la, será o símbolo do caminho concluído.

Percebeu que hoje, o significado desse trauma é outro? Então, se você tinha dúvidas, se uma tattoo pode ressignifcar uma cicatriz… Eu te falo sim, ela pode! Se uma cicatriz pode ser ressignificada e ser amada mesmo sem tattoo, por que não com uma?

Quando você decide ressignificar uma cicatriz, um trauma, uma antiga tattoo, ou até mesmo uma cicatriz emocional, significa que dentro de você, algo já mudou e está preparado para a próxima etapa da vida. A decisão é como fazer uma upgrade de armadura (mental e espiritual). Depois disso, o ritual de tatuar, tornar-se o momento de vestir a armadura nova e vestir também sobre a ela, as novas joias de empoderamento. Jóias essas, que além de significar a estrutura da armadura, mostram para as lutas e batalhas da vida, qual é a sua patente de força e espírito.

Aliás, você sabia que as jóias não são apenas adornos? Em uma guerra, o tamanho e os detalhes de um bracelete, falam muito sobre a sua patente. Outras joias também expressam de forma simples o seu poder e significados. A coroa na cabeça de alguém diz quem é o rei ou rainha, assim como as tatuagens dos maoris, que declaram a bravura do guerreiro. Estas jóias, são suas tatuagens.

Para algumas pessoas, este processo é nítido, para outras ainda é inconsciente. Seria essa, uma regra máxima? Sinceramente, não há necessidade em ser, se tudo isso faz sentido para.

Se fez sentido, poderá entender o meu sentimento com minhas marcas de pele. Se um dia eu não tiver nem a roupa do corpo, ainda terei minhas tatuagens, assim como minhas cicatrizes. E estarei vestida de força, memórias, gratidão, amor e a paz de espírito, que ninguém poderá tirar de mim.

E se um dia eu perder minhas memórias, ainda assim, minhas tatuagens dirão quem sou. E se um dia eu não habitar mais esta pele, a missão delas foram alcançadas. A missão de ajudar a completar o ciclo da vida, lembrando quem eu sou e O que me construiu. ♥️

*LOVE*
Aline

Deixe um comentário