MEMÓRIAS

Beleza, Design, Estilo de Vida, Filosofia de vida, Life Style, Saúde, Tattoo
Ilustração criada por Aline Coill. É proibido copiar ou reproduzir.

Essa semana eu ouvi uma frase no filme “Rebecca”: E se pudéssemos engarrafar as lembranças como perfumes? Era só abrir o frasco para revivê-las…

Frase linda não é? Ela me causou emoção o suficiente, para ficar gravada em mim… tão suficiente que criou memória. E dessa frase, eu tiro vários pontos que um dia julguei “emocionantes” do meu ponto de vista:

  1. Como criamos memórias?
  2. Aonde as memórias ficam gravada?
  3. Por que esquecemos das coisas?
  4. Perfumes e lembranças, te lembram algo?
  5. As ilustras, aonde entram nessa história toda?

Este é um post para que você conheça mais sobre como sua memória funciona e como ela estará representada nas ilustras.

Bora responder, Felinos!✨📚✨

1. Como criamos memórias?
Basta viver para que você lembre de algo, neh? Dessas experiências diárias, o que é relevante nós lembramos, e o que não é, se torna esquecido.🤷🏻‍♀️ Até aqui você já sabe, mas vale te relembrar, para entender o que vem à frente.

As memórias só ficam gravadas, graças à uma carga emocional ⚡️ (negativa ou positiva) que foi forte o suficiente, para arquivar cada informação relacionada, além do próprio fato memorizado. Ficando registrado no seu cérebro não só o fato lembrado, mas toda a situação em que ela foi gerada. Então é feito um mapa do ambiente que você está, fica gravado também os aromas, clima, cores, sons, sentimentos e energia do momento que em o fato aconteceu. Esses detalhes capturados pelos seus sentidos, a maioria das vezes se tornam inconscientes, e por isso, uma música pode te trazer uma lembrança, assim como uma cor pode te trazer um sentimento.

2. Então, em qual lugar as memórias ficam gravada?
Nas espinhas dendríticas. Que troço é isso, Aline? É uma espinhazinha que nasce no dendrito, que é uma parte do corpo do neurônio.✨🧠✨
Aposto que você, nunca imaginou que uma coisa como a memória poderia ser física, neh? As memórias só foram gravadas, porque a carga emocional foi forte o suficiente para gerar a espinha dendrítica em um dos dendritos (ou em vários deles), que formam o neurônio.

Esses pontinhos na cor rosa, são as espinhas dendríticas, são as memórias. Não é lindo ver e saber disso? Acho fascinante!

Ah Aline, e como é que eu lembro de coisas que eu não tive a mínima emoção? Graças aos “caminhos neuronais”, que são os caminhos percorridos pelos sinais químicos✨🧪 (a energia elétrica⚡️ do seu corpo), ou o caminho dos neurotransmissores. Novas experiências geram novos caminhos neuronais, também podem servir para reforçar outros ainda mais 💪🏻🧠. Novas emoções geradas por novos caminhos experienciados, geram mais força química, suficientes para gerar ou aumentar uma espinha dendrítica na rota dos neurotransmissores.

3. Aí você pergunta, se a memória tem local para ficar gravada, então porque esquecemos das coisas?
Acontece, que o seu cérebro é uma máquina eficiente, e ele deixa de gastar energia com o que não está em uso, chegando ao ponto de não só deixar de lado, mas deixar de produzir, de manter vivo ou ativo algo em desuso. Sabe por que, as pessoas que tomam hormônios ficam viciadas, ou ficam com deficiência hormonal (sem produzir) depois que param de tomar? Simplesmente, porque o seu cérebro viu que já recebe isso de outra fonte, e não precisa mais gastar energia gerando o que ele já recebe de graça. Lógico, não?

Então os caminhos neuronais, que não são mais usados deixam de ter alguns pontos percorridos, e quanto menos usados, deixam de ter todo o caminho percorrido. E aí temos dificuldade de lembrar das coisas… Muitas vezes, basta lembrar um detalhe para que o todo o caminho neuronal seja refeito, e então toda a memória flui facilmente, pois deste ponto ele pode fazer o caminho esquecido e conseguiu acessar todos as espinhas dendríticas responsáveis pela memória antes esquecida. ✨🙌🏼✨

As espinnhas dendríticas pelo que sei até agora, elas demoram para “morrer”, na verdade o que perdemos são os caminhos até elas. E se elas nunca mais forem acessadas então a espinha dendrítica poderá se perder, bem como o caminho neuronal responsável pela lembrança. E agora te pergunto, o que você acha que acontece, quando seus neurônios começam à morrer? No mínimo se tinha alguma espinha dendrítica nele, essas memórias morrerão juntas ao neurônio… por isso, é importante você cuidar deles. 🥰💕

Uma coisa importante, o excesso ou a menor quantidade de um neurotransmissor, pode não gerar memórias, seja ela de curto ou longo prazo. É necessário a quantidade exata, e também por isso, não acessamos memórias, ou pela mesma razão elas não tiveram a dose certa de neurotransmissor para ser criada. Esclarecendo uma coisa: O estímulo que faz nascer a espinha dendrítica é a eletrecidade que é gerada atráves dos neurotransmissores. E cada tipo, há a dose certa para gerar estímulo adequado.

O exemplo mais claro que eu posso te dar, é o estresse🤯. A composição de um hormônio é o próprio neurotransmissor, diferenciados em doses adequadas para cada função que lhe será destinada. Seja agir como um hormônio ou só como neurotransmissor. Então se você vive em constante estado de estresse, é mais do que óbvio que você terá dificuldade de lembrar das coisas, não é atoa que este é um dos sintomas do estado de estresse.


— Fica aí, a dica de auto cuidado, neh Felinos! —

Fritou o cérebro? ✨Respira, se preciso leia outra vez, com calma. É repetindo mais vezes a informação dificultosa, que ela é gravada ou que ela fica clara.💪🏻🧠✨

Ahh… outra dica: 🧘🏻‍♀️Respirar, leva mais energia para o seu cérebro e ajudará todas as funções fluirem adequadamente…. Captou? Agora vamos aliviar o papo…

Ilustração criada por Aline Coill. É proibido copiar ou reproduzir.

4. Perfumes e lembranças, qual a relação? ✨🌸✨Você já teve alguma lembrança quando sentiu algum cheiro? Isso acontece, porque de todos os sentidos, o olfato é o que chega primeiro ao encéfalo (que é o cérebro). Por isso, a velocidade da memória é maior tanto para criar quanto para lembrar, quando se trata do olfato.
Foi por essa razão que a frase do filme Rebecca, fez tanto sentido. Basta sentir o perfume para reviver um momento.

5. E as ilustras, como entram nessa história toda?📚
Na verdade é toda a história que entram nelas. Por isso, eu fiz questão que você soubesse o que é a sua memória realmente dentro de você. Não estou esfriando as lembranças que te aquecem, as reduzindo à pontinhos nos seus neurônios, mas estou dizendo que tanto as memórias positivas como negativas, tem força para modificar o seu cérebro, LITERALMENTE.

Seu cérebro tatua tudo em forma de memórias, ✨😊✨mesmo que você deixe acessar um dia, ela estará lá. E o melhor é que você pode ressignificar, e somar nas espinhas dentríticas novas memórias. E é lógico que vou te perguntar, O QUE VOCÊ TEM TATUADO NA SUA MEMÓRIA?

As experiências negativas, virão à tona toda vez que você tocar em algo que as lembrem… não tem como fugir… os seus neurotransmissores irão acessá-las… mesmo que você não tenha consciência, o seu inconsciente trará sentimentos ou sensações desconfortáveis. Fd né? Mas é assim que se sustenta um trauma, ou um sentimento ruim que nunca vai embora… E como faz para isso parar?

Simples😌, é R E S S I G N I F I C A N D O as suas memórias. Se permita e crie boas novas experiências, para que algo que te incomode, deixe de incomodar, ou que passe a ter um significado doce e renovado.

Já um trauma profundo é difícil de ser ressignificado somente com o seu próprio esforço, será mais rápido e eficiente se for tratado com um profissional. Pois, ele te ajudará a enxergar, compreender e tomar uma nova posição diante do acontecido. Nada é do dia para a noite, mas com persistência e amor à você, se alcança um ressignificado… 💪🏻❤️ Seria essa a fórmula da força? O que você acha?

Por tudo o que foi lido até agora, é que eu decidi representar as espinhas dendríticas nas minhas ilustras. Ficarão dispostas na ilustra conforme as memórias que você quiser representar (e tenho método para isso💃🏻).

Espinhas dendríticas são estes pontinhos que parecem poeira grudadas nos braços (dentritos) do neurônio.


Lembram da foto em que as espinhas dendríticas se parecem com pontinhos nos dendritos dos neurônios? Veja outra acima. Então, agora eu vou usar os pontinhos nas linhas de minhas ilustras, para representá-las, e assim quando notá-las, saberás o que elas representam. Será o mesmo que dizer: Contém Memórias. Contem ressignificados. ✨🧡✨

As memórias aplicadas às ilustras, vão além dos próprios símbolos. Os pontos de memórias que foram aplicados são ilustrativos para divulgação, podem ser usados como estão, ou podem ser personalizados. Terão pessoas com disposições semelhantes a sua, mas cada uma com sua própria memória e ressignificado. Assim, como os símbolos que para você parece não representar nada, para outros representam as lembranças mais doces e as superações mais desafiadoras da vida.

Cada pontinho que compõe a ilustra e principalmente aqueles que estão sobre algum elemento, são representações das espinhas dendríticas.

Ilustração criada por Aline Coill. É proibido copiar ou reproduzir.

O mais empolgante, é que uma ilustra bem como a própria tatuagem, já são um significado ou ressignificados. E com a soma dos pontos de memórias, ou os pontos dendríticos, temos a possibilidade de criar ilustras ainda delicadas, à altura dos significados mais intensos que habitam em você.

Ilustração criada por Aline Coill. É proibido copiar ou reproduzir.

Quem já quer criar uma ilustra com esses pontos de memórias?
Se gostou de alguma destas, manda e-mail para alinecoilltattoo@gmail.com e vamos marcar a sua tattoo. Se não puder vir até mim, pode comprá-la.

Vamos viver e criar novas memórias💃🏻

Love
Aline Coill

Deixe um comentário