MEZUZAH

Amuletos, Design, Filosofia de vida, Inspirações, Jewelry Tattoo
Criado por Aline Coill. Proibido copiar ou reproduzir.

Estes projetos nasceram de uma vivência da minha vida. Antes de explicar, um breve relato desta vivência:

Pergaminhos e Mezuzot ocupam um lugar especial no meu coração e na minha vida desde a infância. Inclusive, eu amava fazer capas de trabalhos escolares, como se fossem pergaminhos. Aquilo dava um ar de importância e um tom especial ao conteúdo do trabalho. E digo isso, pois havia real importância no conteúdo até mesmo na forma que ele seria apresentado.

Eu achava, que assim como uma Mezuzah, aquele pergaminho na capa do trabalho, marcaria uma passagem, ingressando o professor do externo, ao interior do meu trabalho, ou seja, eu transportaria ele para o interior do meu ponto de vista.

De certa forma, eu achava que colocar o pergaminho na capa, faria o professor dar devida atenção ao conteúdo, além de notar que houve dedicação em todos os âmbitos, que não é só priorizar o conteúdo do trabalho, mas também o estético dele. Essa, era eu desde os 7 anos de idade.

Agora eu pergunto, você sabe o que é uma Mezuzah? Ela é uma das mitsvot judaicas. Seu aspecto é como uma caixinha, que guarda um pergaminho no seu interior. Esta Mezuzah é colocada em cada porta da casa (menos os banheiros). Ela não é só uma proteção ao lar (sendo considerado um mini santuário no plano físico), mas é um sinal de separação. Separação que marca uma delimitação, do externo para o interno, do que é público para o que é íntimo, do que é mundano para o que é sagrado e santificado.

E o que eu mais gosto na Mezuzah, é a representação de respeito que ela possui. Ao passar por ela, você é lembrado de que está entrando em lugar sagrado e santificado. Você é lembrado que deve ter respeito naquele local.
E agora eu te pergunto. Ao ter contato com outra pessoa, independente do nível (social, familiar ou íntimo), você também não ter respeito? O outro na sua frente, não seria também um lugar sagrado? Ainda que não seja sagrado para você, é sagrado para ele (o outro na sua frente), e só por isso deve haver respeito.

E eu penso até, que, se Deus criou cada um de nós com uma centelha de Si em nossa alma, então ali, também é lugar sagrado. E por mais que aquela pessoa venha a ser alguém maléfico em atitudes e pensamentos, ainda existe algo sagrado dentro dela, e o meu julgamento de certo ou errado, não dá liberdade para o desrespeito, muito menos de colocar acima dela.

Então, estes projetos, além de possuir uma simbologia de proteção, também falam de respeito. E principalmente, por mais que fale de separação, falam de igualdade. Existe proteção, se você não respeita os espaços dos outros? Não, né? Aliás, muito pelo contrário. Se você não respeita, é automaticamente é barrado com uma limitação. E ser barrado é algo doloroso. Ter o seu espaço desrespeitado (seja casa, sentimentos ou valores) também é algo doloroso.

Pensando no quão sagrado é o nosso corpo, e também o quão sagrado é o nosso coração, o nosso intelecto e a nossa essência e Alma, é que eu pensei que tatuar uma Mezuzah, seria o lembrete direto destes significados.

Para quem sabe o que é uma Mezuzah, ao ver na pele, com certeza saberá que aquele corpo, e Alma que habita nele, devem ser tocados com respeito, pois ali é campo sagrado. Para quem tatuar, com certeza saberá dos significados que ela carrega, e saberá também, que deve se respeitar além de fazer isso com o seu próximo.

A proteção também é fruto de respeito. Uma pessoa que respeita aqueles que estão à sua volta, também é visto como uma pessoa digna de respeito. E quando as pessoas possuem respeito por nós, estamos protegidos do mal que elas poderiam nos causar. E ainda é possível dizer, que, estas pessoas que nos respeitam por terem se sentido respeitados, também nos protegerão de injustiças que possam nos ser aplicadas publicamente (digo, diante dos olhos daqueles que respeitamos).

Consegue entender? Se você sentiu o sentido destas palavras, uma destas tattoo lhe acompanharia bem na pele. Se você não entendeu, recomendo ler novamente, procurando entender o sentido de cada frase, para poder visualizar o que foi dito. E descobrirá então, o quanto é preciso ter uma tattoo destas contigo, para sempre lembrar de como deve se portar em campos sagrados.

Por tradição, as Mezuzot são colocadas no umbral direito da porta, devendo estar posicionadas na altura de um terço da altura da porta (altura da porta dividido por 3, pegando esta medida e descendo do topo da porta até acabar a medida). Levando isto para o corpo, seria a sua altura dividia por 3, pegar esta medida e começar aplicar desde o topo da sua cabeça e ir descendo. Geralmente, esta medida terminará na altura do seu coração, a porta da alma… (interessante, não é? Nada é por acaso.)

Criado por Aline Coill. Proibido copiar ou reproduzir.

Por tanto, estas Mezuzot, podem ser tatuadas tanto no chakra do coração (na parte da frente ou de trás do tórax), como também em qualquer lugar da circunferência do braço, estando na linha do coração. Ou ainda na nuca, que é uma das portas energéticas do nosso corpo. Pode tatuar do lado esquerdo? Se escolher este lado, um local interessante é na parte interna do braço na altura da linha do coração, pois ficaria justamente próximo ao coração.

Criado por Aline Coill. Proibido copiar ou reproduzir.

Para as tatuagens grandes, podem ser tatuadas nas costas, ao longo da coluna, ou na parte de trás do braço direito. A versão maior, possui as letras hebraicas no sentido do fluir energético da flor ao centro. Por isso, uma parece estar de ponta cabeça no sentido visual. Porém, no sentido energético, isto representa proteção e respeito para todos os lados, acima e abaixo.

Abaixo, há outros projetos derivados das Mezuzot, que também estão disponíveis para tatuar comigo ou comprar.

Criado por Aline Coill. Proibido copiar ou reproduzir.

💌 Manda e-mail para agendar a tatuagem comigo, ou se não puder vir até aqui, pode também comprar estes projetos exclusivos, caso ainda esteja disponível: alinecoilltattoo@gmail.com

Love ❤️
Aline

👉🏼 PROIBIDO COPIAR OU REPRODUZIR. Não crie energia negativa para sua vida através de conduta errada, como copiar ou tatuar algo sem autorização.

Deixe um comentário