TATUAGEM TÊM SIGNIFICADOS?

Artes Visuais, Beleza, Design, Life Style, Natureza

Este assunto é polêmico, vamos reconhecer isto? Então seguinte… para ficar claro, vamos analisar as respostas de dois pontos de vistas, ok?

Qualquer ser humano é muito bem capaz, de escolher um desenho ou um mero acessório ou adorno para carregar consigo, SEM O MENOR COMPROMISSO de um significado. Ou seja, escolheu só porque gostou e ponto.

O que não há neste ato de escolha, é o “COMPROMISSO EM TER UM SIGNIFICADO”. O que não quer dizer que não há significado. E da mesma forma, você pode dizer: “Eu escolhi por que gostei, não procurei significado. Eu vi, curti e comprei/tatuei”… e assim acaba a história. Certo? É isso, a pessoa tatuou porque gostou e ponto. Está certo sim.

Mas vamos entender uma coisa? Agora de outro ponto de vista?

À grosso modo, vivemos fazendo escolhas sem compromisso de significados. E uma tatuagem pode muito bem fazer parte destas escolhas.

Neurologicamente e antropologicamente, não faz sentido dizer que escolheu porque achou bonito ou que gostou. O seu cérebro é quem determinou a escolha. E ele é mais profundo que a sua resposta rasa. Entenda que a sua resposta pensada ou falada, é a parte consciente do procedimento cognitivo do gostar. A parte inconsciente é quem determinou e que de fato carrega os significados que o desenho tem para você.

Tal fato SEMPRE FOI TÃO PRESENTE NA FORMAÇÃO CEREBRAL, que antropologicamente, desde a época mais remota, os seres humanos já usavam adornos para se diferenciar entre as tribos. Tanto que os tamanhos e localizações corporais dos adornos, indicavam o poder e a função social daquela pessoa. E de lá para cá, não é diferente. Um acessório de luxo, por exemplo, expressa o seu gosto que para você significa ser refinado, ou que mostra a sua classe social…

Uma pessoa que não tem este conhecimento, é até compreensível achar que realmente escolheu por não ter significados. Mas uma pessoa profundamente envolvida com arte, é estranho que nunca tenha chegado à tal fato. Até porque, o estudo e a pesquisa é parte informativa do trabalho.

Quer um reforço informativo? Então lá vai duas em uma. Você acredita em livre arbítrio? Pois da mesma forma que eu falo que, toda tatuagem tem sim um significado, também afirmo que você não tem livre arbítrio. E a base neurológica para isto, é exatamente a mesma.

Você pode ver um desenho meu, ou pode ver um simples reprodução de um coração. Um tem uma carga de significados, e outra não, é só uma produção. Em base, são só um desenho, e você não sabe que um tem significados e outro não. Qual você vai escolher? O que achar mais bonito? O mais simples? O mais complexo? Eu te digo, você vai escolher o que mais gostar!!! O que mais tem a sua cara!! Aquele que você achou legal! Em fim, o que você gostou!!

Sabe o que determinou o seu gosto e a sua escolha? As suas experiências de vida. As suas memórias. As suas referências do que é bonito ou não. As suas referências de valores. Os seus reconhecimentos padrões cerebrais. ESTES MOTIVOS SÃO SIGNIFICADOS! E que inclusive, representam o que você nutriu dentro de si. E escolher SIGNIFICA nutrir algo inconscientemente. Se isto não é verdade? Por que você faz as escolhas que faz? Tem um motivos, certo?

Pois os significados que você diz que uma tatuagem não tem, são exatamente estes. A tatuagem sem significado, foi escolhida por vai te deixar mais bonita! Este é um significado… Foi escolhida porque vai valorizar a sua imagem! Este é outro significado. Ela não precisou ter uma descrição simbólica para ter um significado. O significado é o motivo da escolha. Ou seja, as razões pelas quais você a escolheu… tenha ela uma carga descritiva ou não.

Neurologicamente, esta escolha de tatuagem, bem como as escolhas que você faz na vida (e que você chama de livre arbítrio), são determinadas pelas espinhas dendríticas grudas nos seus neurônios, e os caminhos sinápticos percorridos entre eles.

Então sim. Toda tatuagem tem significado, seja ele consciente ou inconsciente. O que não há em toda tatuagem, é o compromisso ou obrigatoriedade do desenho representar X ou Y. Quando há, existe uma significado consciente. Quando não há tal compromisso, o significado se mantém apenas no subconsciente que determina a escolha.

Dá para estender este assunto para o âmbito espiritual e energético? Dá sim! Mas acredito que tudo o que foi dito até agora, possa ser muito para você conseguir compreender. Então, só uma pincelada pelo âmbito energético antes de finalizar.

Um desenho despretensioso, não vai te fazer ter sentimentos ou atitudes negativas. Será a sua conduta, diante de uma regra que irá determinar se haverá negatividade na sua vida, ou não. Então, obviamente, se você copiou e tatuou algo que não tinha autorização sabendo que está fazendo errado, o que você espera vibrar energeticamente? Coisa boa, que não será!

Este tema não é para ser motivo de discussão, mas sim de compreensão. Compreensão sobre como funciona o cérebro que escolhe a tattoo. Afinal, ninguém pode fugir dos próprios neurotransmissores, e muito menos dos sentimentos e culturas que resolveu nutrir dentro de si.

Espero ter esclarecido e contribuído para o seu conhecimento.

Com Amor,
Aline

Deixe um comentário